Pular para o conteúdo principal

Médica descreve trabalho de combate à pandemia junto a idosos infectados


Atuando intensamente no combate ao novo coronavíros, a médica Simone Henriques vem encarando esse trabalho numa das pontas mais sensíveis da pandemia: o cuidado com os idosos. Geriatra do Residencial Club Leger, instituição para pessoas da terceira idade localizada em São Paulo, Simone também é coordenadora do ambulatório de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e diretora técnica da Instituição de Longa Permanência Fundação Dr. Thomas, em Manaus.

Neste último, coordena a equipe que conseguiu a cura de 47 dos 115 idosos internados. Dentre estes, uma senhora de 105 anos, dona Arminda Santos, a pessoa mais velha do Brasil a superar a Covid-19.

1) Como foi o trabalho junto à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus?

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, assim como o Hospital Samel, nos ajudou muito fornecendo os equipamentos de ventilação não invasiva, as cápsulas para não haver disseminação do vírus, medicamentos e também profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todos se uniram à equipe da Fundação Dr Thomas no combate ao COVID-19.

2) Qual a sensação de estar na linha de frente no combate ao novo coronavírus?

No início foi assustador saber que muitos idosos haviam contraído a Covid-19. Pela experiência e relatos de literatura médica mundial, seria uma guerra muito difícil, pois estávamos diante da população de maior risco, por causa da idade, comorbidades e fragilidade. Mas, aos poucos, fomos tecendo estratégia de isolamento precoce dos sintomáticos, início rápido do tratamento já comprovado cientificamente.

3) Como a experiência no Residencial Club Leger contribuiu para enfrentar a Covid-19 entre idosos?

Conhecer bem a realidade de um local como o Residencial Club Leger fez total diferença na definição da estratégia de enfrentamento. Pois, além de conhecer bem os idosos e suas comorbidades, sabia que não se tratava de uma instituição de saúde e sim uma moradia, portanto teria que estruturar a casa inteira para o enfrentamento dessa guerra, que começou com as dificuldades de isolamento, pois os idosos nunca haviam sido limitados de sair dos seus aposentos.

Como foi, na prática, o convencimento da necessidade de isolamento dos idosos?

Esse foi um desafio enorme, conseguir estabelecer um isolamento seguro e que pudesse manter a saúde mental deles também. Tivemos que separar a instituição em área Covid e não Covid, e, a partir daí, recrutar profissionais específicos para cada área. Treinamos a paramentação e a desparamentação de todos. Uso de máscaras é algo também difícil para os idosos que nunca tiveram essa necessidade. Foi preciso todo um trabalho de conscientização com uma equipe muito sensível e amorosa. Enfim, sem conhecer a realidade de um residencial para idosos e a peculiaridade dos costumes, da biografia, das dificuldades deles e como acessá-los, não teríamos conseguido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado.