Pular para o conteúdo principal

Quais os benefícios de morar em uma cidade do litoral?


Uma pesquisa realizada pela Lello Condomínios mostra que houve um aumento no número de moradores que foram passar o isolamento no litoral ou no interior de São Paulo. Segundo o estudo, 49% dos profissionais que trabalham em condomínios notaram um crescimento no número de moradores que deixaram a capital. Para 52%, também cresceu a quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral. Mas o que está acarretando esse fenômeno? Trabalhar de home office no litoral ajuda na saúde mental?

Segundo a psicóloga clínica e hospitalar do HCSG Marli Cunha, os benefícios de se morar em uma cidade litorânea são muitos. Estudos como de Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprovam que a praia ajuda no auxílio de nossa saúde como um todo. Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é ativado em contato ao som do oceano, pois essa área do cérebro está associada às emoções e autorreflexão.


"As ondas do oceano e os íons negativos que elas produzem aceleram a nossa capacidade de absorver oxigênio e ainda equilibram nosso nível de serotonina, substância química responsável por equilibrar nosso humor e sensação de prazer. Além disso, temos o estímulo auditivo, visual e sensitivo quando pisamos na areia e observamos o mar, a fauna e flora o que nos conecta ao meio ambiente" explica a especialista.


Segundo a psicóloga as vantagens são:


• Menos estresse e mais qualidade de vida;


• Ambiente propício para atenuar problemas respiratórios e aumentar as defesas imunológicas;


• Maior possibilidade de exposição ao sol;


• O som do mar é terapêutico;


• Mais probabilidade para a prática de atividade física e lazer.


Para Cunha, o estresse da cidade grande prejudica a saúde mental devido ao cotidiano e ao meio em que se vive, mesmo levando em consideração de que há uma quantidade maior de parques e áreas verdes e mais lazer em relação às cidades do litoral.


Já a prática de exercícios na praia, como o caminhar, no qual o contato com a areia diminui o impacto ao andar, auxilia nas articulações, e favorece a troca energética. "A prática de esportes estimula a produção de endorfina, o hormônio do prazer, o que traz vários benefícios ao corpo, como a sensação de relaxamento do organismo e o alívio de dores. Temos outras opções também como os passeios de bicicleta na orla ou até mesmo nas encostas, além das trilhas e praias pouco visitadas", complementa.


Por isso, tirar um tempo para ir a uma cidade litorânea e observar o mar pode ser um restaurador da paz e equilíbrio mental, pois os ruídos das grandes cidades (carros, moto, aviões entre outros) podem acionar hormônios como cortisol, chamado também de hormônio do estresse.


"O mar nos estabiliza segundo a neurociência. Já nas cidades litorâneas, há a melhor qualidade do ar e, consequentemente, uma melhoria na respiração, na recuperação de doenças respiratórias, na melhor absorção de vitamina D. Vale ressaltar também que a água do mar com altos níveis de minerais agem de forma terapêutica, desintoxicam, reduzem os níveis de cortisol e aumentam os níveis de serotonina. E o melhor de tudo, é que ocorre de forma natural", finaliza a especialista.


Sobre o Hospital Casa de Saúde Guarujá: Instituição de saúde com foco na excelência do atendimento médico de qualidade, com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta. É a primeira opção na região na área de pediatria infantil e oferece um novo conceito de prevenção à saúde dos moradores e turistas do Guarujá e arredores com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços de saúde na Baixada Santista.


Foto: Lucas Galante


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...