Pular para o conteúdo principal

Natal: 7 passos para aumentar as vendas no seu negócio

Não há dúvidas de que o Natal é considerado uma das principais datas sazonais para o comércio. Neste ano, a previsão é de que a data movimente R﹩ 68,4 bilhões para o varejo. Cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras nessa época natalina, os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil. Dessa forma, desenvolver e aplicar estratégias de vendas nesse período é um dos primeiros passos para ficar à frente da concorrência


Pensando em ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar mais no período do natal, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup que já profissionalizou mais de 500 e-commerces no Brasil, elencou sete dicas para comerciantes para conquistar e fidelizar consumidores. Confira:

1 - Faça um planejamento

Bravos explica que, antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento para o Natal. "Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas".

2 - Aplique técnicas de Marketing Digital



Estar atento às tendências de marketing digital pode ser decisivo para o aumento de vendas. "É válido aplicar técnicas de SEO e otimização em sites, além de um bom relacionamento com o cliente. Outra recomendação é fazer uso das redes sociais para divulgar produtos e também aderir a campanhas com influenciadores para aumentar o engajamento do público-alvo", sugere o CEO.

3 - Invista em tecnologia

O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades. "Investir em uma plataforma de e-commerce, que oferece suporte técnico e processos automatizados, é um diferencial para captar e reter mais clientes, em especial, no natal, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra", orienta Bravos.

4 - Crie promoções e ofertas

Não é novidade que consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes. Bravos recomenda focar essas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do público-alvo. "Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. O comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos sites".

5 - Garanta segurança

Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet -especialmente na época natalina, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas. "Contrate uma equipe que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio", propõe o CEO.

6 - Estabeleça prazos de entrega acessíveis

O prazo de entrega se tornou um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra. Bravos aponta que é importante cumprir esses prazos e oferecer a melhor experiência de consumo para fidelizar o cliente. "Serviços de fulfillment são uma opção para diminuir o tempo de entrega, além de aderir a processos e soluções de inteligência artificial que otimizam essa logística".

7- Analise o pós-venda

Com todos os passos anteriores seguidos, é hora de realizar métricas de todo o resultado que a estratégia trouxe ao negócio. "Recomendamos uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas, pois isso ajuda a definir ações futuras e o planejamento de outras estratégias de venda", finaliza o CEO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe implementa projeto pioneiro de Seletividade Alimentar nas escolas

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou em 2025 o Projeto de Seletividade Alimentar, iniciativa inovadora que garante inclusão e qualidade nutricional para cerca de 300 alunos da rede municipal que apresentam seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou condições específicas de saúde. O programa responde a um desafio crescente: segundo estudos, cerca de 25% das crianças neurotípicas apresentam dificuldade alimentar, índice que pode chegar a 80% em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição, reconhecida pelo DSM-5 como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), pode comprometer o crescimento, a saúde e a vida social dos estudantes. O protocolo criado pela Secretaria Municipal de Educação envolve: - Cardápios adaptados, respeitando necessidades médicas, preferências e aceitação dos alunos; - Formação continuada para professores, gestores, merendeiras, estagiários e toda a equipe escolar; - Orientação às famílias, com ...