Pular para o conteúdo principal

Cresce o número de casos de dengue no interior de São Paulo



Passa de 20 mil o número de casos de dengue registrados na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, de acordo com último balanço da Secretaria Municipal de Saúde.

 

O levantamento aponta que de janeiro a outubro deste ano, Campinas, com mais de 11 mil casos, Santa Bárbara do Oeste, com pouco mais de 5 mil ocorrências e Americana, com mais de 4 mil pacientes, lideram o ranking das cidades com maior incidência da doença na região. O balanço destaca ainda que a região noroeste de Campinas é onde há a maior incidência de casos e que até outubro quatro pessoas morreram vítimas da dengue. Além disso, de janeiro até agora foram registrados 19 casos de Chikungunya.

 

O médico patologista clínico e gestor do Grupo Sabin Campinas, Alex Galoro, analisa com preocupação os números e alerta para os riscos de exposição aos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, causadores da dengue, chikungunya e zika. “Os arbovírus são verdadeiras ameaças à saúde pública e é preciso cuidado e atenção para evitar qualquer exposição a estas doenças”, observa.

 

De acordo com o especialista, o registro de casos dessas doenças aumenta consideravelmente no verão e alerta que pode haver crescimento nesta reta final de 2022, com a chegada de dias mais chuvosos.

 

“Combater o Aedes aegypti é a forma mais eficaz de prevenção e começa dentro de casa, com cuidados simples na rotina. Temos várias pesquisas de campo que mostram que 80% dos criadouros estão dentro das casas. Portanto, uma rápida conferência se há água parada em pratinhos, nos vasos de plantas, ralos, telhados, calhas, garrafas, pneus, ou ambientes que possam servir de criadouros para o mosquito já é de grande valia. Cabe ainda salientar que em caso de necessidade de armazenamento de líquidos, é preciso cuidado para não deixar os reservatórios destampados e evitar assim que o mosquito coloque ovos dentro desses recipientes.”

 

O especialista observa ainda que localidades onde a perigosa combinação de altas temperaturas e grande incidência de chuvas podem contribuir para o aumento do número de criadouros. “O mosquito se prolifera em espaços úmidos e quentes e as regiões com temperaturas mais elevadas são muito propícias para o aedes. É preciso e é possível evitar ao máximo qualquer forma de exposição”, observa.

 

Resultados rápidos e tratamentos eficazes são primordiais


Ainda segundo o médico, é fundamental que a preocupação em conter a proliferação do mosquito seja uma causa recorrente nas campanhas de conscientização popular na região. Comprometido com a excelência diagnóstica na entrega de laudos precisos, o Grupo Sabin possui um portfólio atualizado, apto para suprir a demanda da população e assegura exames laboratoriais, entre eles o PCR Combo, que detecta com apenas uma amostra se o paciente está com dengue, chikungunya ou zika, e tem resultado em até sete dias úteis.

 

Galoro explica que o laboratório dispõe ainda do teste rápido para antígeno dengue (NS1, anticorpos IgG e IgM), com resultado em até um dia útil; a detecção e a tipagem do vírus da dengue por PCR, com resultado disponível em até sete dias úteis, e destaca o aumento significativo na procura pelos exames neste primeiro trimestre.

 

“O aumento de casos nos faz redobrar a atenção e reforçar movimentos de orientação para conscientização individual e coletiva a fim de evitar a proliferação do mosquito”.

 

O médico detalha também a importância de um diagnóstico correto para o sucesso do tratamento. “Um laudo preciso fornece a segurança para a melhor jornada do paciente e contribui para que o médico conduza o tratamento de forma resolutiva, com assistência adequada e providências em tempo hábil, se houver indícios de complicações no quadro clínico”, concluiu.

 

No Brasil, o número de casos de dengue notificados chega a 1,3 milhão Em todo o país, o número de casos de dengue no Brasil chegou a subiu para 1,3 milhão -- aumentando em mais de 1845% entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda 909 óbitos confirmados pela doença.

 

Ainda de acordo com os indicadores da pasta, até agora, os casos de Chikungunya cresceram 89,9%, em relação ao ano passado. A soma de pacientes já ultrapassa 168 mil. Já os casos de zika tiveram aumento de 92,6% em 2022, mas nenhum óbito foi registrado.

 

A alta incidência de casos, motivou o Ministério da Saúde a instituir uma campanha com orientações sobre a dengue com o intuito de esclarecer a população sobre a transmissão, sintomas e tratamentos da doença. Com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, a iniciativa evidencia a prevenção como a melhor forma de combater a doença.


Para conhecer mais sobre as práticas do Grupo Sabin, acesse o site da companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...

Festival de Inverno segue com programação intensa em Peruíbe e traz de volta a tradicional Festa da Tainha da Barra do Una

A Prefeitura de Peruíbe segue com vasta programação do Festival de Inverno, e este fim de semana promete aquecer o coração — e o paladar — de moradores, visitantes e turistas, neste mês de férias. Entre as atrações mais esperadas está a 24ª Festa da Tainha da Barra do Una, um dos eventos mais tradicionais da cidade, que acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 19h, no Centro Comunitário da Barra do Una. Com gastronomia caiçara, samba, forró, fandango e clima familiar, a festa atrai visitantes de toda a região. Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibilizará ônibus extras com saída do AME às 20h, no sábado e no domingo. Mas a programação não para por aí. Outros destaques deste fim de semana incluem: Festival Gastronômico, com mais de 40 restaurantes participantes oferecendo pratos especiais em cinco categorias Inverno Quente do Guaraú Festa da Tainha no Portinho de Pesca Festa Junina da Praça Ambrósio Baldim Festa Junina da Vila Erminda E para quem ama história e natureza,...

Podcast 11 – Leilão de Imóveis na Prática: pagamento, desocupação e análise de riscos | Carlos Campi

  No episódio 11 do podcast Lucas Galante Entrevista , continuamos a conversa com o advogado e especialista em leilões de imóveis, Carlos Henrique Campi, sócio da Fratelli Leilões. Depois de entender como funcionam os leilões no episódio anterior, agora entramos na parte prática: 🔍 Como funciona o pagamento? 🚪 E se o imóvel estiver ocupado? 📄 Quais cuidados tomar antes de dar um lance? Carlos explica os tipos de pagamento, mostra quando é possível parcelar, se dá para usar o FGTS, o que acontece com quem não paga — e alerta sobre os principais erros que fazem investidores perderem dinheiro. Falamos também do processo de desocupação judicial, o papel do advogado e as armadilhas que podem estar escondidas no edital do leilão. Se você está pensando em arrematar um imóvel, esse episódio é essencial para evitar surpresas e tomar decisões com segurança! 📝 Dica prática, casos reais e muita experiência compartilhada de quem atua diretamente nesse mercado. Assista, comente e compa...

Programa de estágio do Einstein oferece oportunidades em áreas corporativasa

O Einstein abre inscrições para seu programa de estágio voltado às áreas corporativas da organização. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar matriculado no ensino superior com previsão de formatura até 2027, além de residir em São Paulo ou ter disponibilidade para mudança, uma vez que o formato do programa será híbrido. As vagas estão distribuídas entre diversas áreas estratégicas da organização, incluindo: Comunicação Institucional, Comercial e Marketing, Digital (abrangendo Tecnologia da Informação, Dados e Analytics, Governança, Arquitetura e Segurança da Informação), Ensino e Consultoria, Excelência em Saúde, Inovação, Planejamento Financeiro e Serviços (como Compras e Suprimentos), Patrimônio, Engenharia e Manutenção, Responsabilidade Social e Recursos Humanos. “Nosso programa de estágio reflete o compromisso institucional em formar profissionais preparados para os desafios do futuro. Mais do que uma referência na área da saúde, o Einstein é uma organização co...

Música, Consciência e Cura: Selo Musical RezAmar será lançado em Festival de Cultura de Paz em Peruíbe

No próximo dia 26 de julho, o município de Peruíbe (SP) será palco de uma celebração que une espiritualidade, arte e conexão com a natureza. É durante o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, promovido pelo Satta House, que será realizado o lançamento oficial do selo musical RezAmar um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo e fortalecer uma rede de artistas comprometidos com mensagens de cura, consciência e amor. O RezAmar é um selo musical com propósito, um espaço de união entre artistas rezadores da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que se dedicam à criação e divulgação de canções autorais, também conhecidas como Música Medicina. Essas músicas são inspiradas pelas tradições ancestrais, saberes dos povos originários e pelas medicinas da floresta, sendo verdadeiros veículos de transformação pessoal e coletiva. O selo nasce com o compromisso de levar ao mundo mensagens de amor, elevação da frequência e bem-estar, fortalecendo a conexão com a Mãe Terra e promo...