Pular para o conteúdo principal

Evento de lançamento do livro "Urutagwa: o guerreiro que virou pássaro" é hoje em Peruíbe

 


O livro, intitulado "Urutagwa: o guerreiro que virou pássaro", escrito por Ubiratã Gomes, com ilustrações de Léa de Camargo Neves, será lançado oficialmente hoje, a partir das 19 horas, no empório Pão de Maçã, na Avenida Padre Anchieta, n° 4388, bairro Nova Peruíbe, em Peruíbe-SP. 

O acesso ao evento de lançamento será restrito aos convidados do autor, da ilustradora e da equipe de produção, devido à capacidade de público do local escolhido; entretanto, a programação principal, uma roda de conversa conduzida pelo autor, será transmitida ao vivo com apoio do Jornalista Lucas Bemtevi; a live será transmitida a todos através do site https://www.urutagwa.com.br/.

Cacique Ubiratã Gomes - Foto: Eduarda Alcântara 



Thatá é filha do Cacique e também narradora oficial do audiolivro - Foto: Eduarda Alcântara 


No site o internauta também pode comprar o livro - autografado pelos autores - e ainda tem acesso às versões audiobook (Audiolivro) e e-book (Livro Digital) da obra literária.


“Desde os primórdios da invasão do território brasileiro, muitas doenças foram utilizadas como armas para disseminar vírus contra nossos povos.  Diz a belíssima história tradicional do povo Tupi, transcrita pelo líder cacique Ubiratã Gomes, que o canto do Urutagwa é na verdade o grito de dor de um destemido guerreiro Tupi do passado que, por causa do seu luto, pela perda dos seus entes queridos, foi transformado num pássaro pelo Grande Criador do Universo (Nhandedjary). Histórias como esta evidenciam a luta dos povos indígenas contra doenças que não conheciam. Romanceado, bilíngue e ilustrado, o livro apresenta, sob um olhar poético, um pouco da cosmologia e espiritualidade que envolvem e fortalecem a Identidade Étnica do povo Tupi.” (Texto extraído da contracapa da obra).


A programação do evento de lançamento começará com a venda dos primeiros exemplares do livro, durante a sessão de autógrafos, cuja receita líquida será revertida em uma doação a duas anciãs que auxiliaram na tradução da obra de Português para o Tupi.  


O clímax do evento se dará com uma roda de conversa conduzida pelo o autor e principais participantes do projeto de publicação, com a narrativa ao vivo de trecho da obra na voz da criança Ythainá Dionisio Gomes (Thatá), encerrando com a estreia do audiolivro no canal oficial do livro: https://youtube.com/@urutagwa.


O encerramento contará ainda com uma apresentação artística, por meio da qual os indígenas presentes entoarão alguns cânticos tradicionais.


Publicado pela “Raízes Tupi Produções”, editora do autor, com recursos do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através de Projeto contemplado pelo ProAC Editais 17/2022 - EDITAL DE APOIO LITERATURA / REALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE OBRA INÉDITA DE FICÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO PRIORITARIAMENTE -, o livro contou com um minucioso projeto de publicação, sob direção executiva da indígena Maísa Gomes, consultoria editorial de Carina de Luca, revisões de Débora Dionísio e produção artística de Cris Teodósio. A versão audiolivro foi gravada na cidade de Santos, no Estúdio El Sonido, com trilha sonora de Sérgio Tück.


A ilustração do livro é da Léa de Camargo - Foto: Lucas Galante


O projeto de ilustração, tanto do livro impresso como das versões digitais, é creditado à talentosa Léa de Camargo, que também orientou a identidade visual do site e demais peças para publicação. A ilustradora é professora e artista plástica, formada pela Faculdade de Artes Plásticas de São Paulo (FABASP), além de explorar sua expressão artística através de diferentes materiais e técnicas, principalmente aquarela, acrílica sobre tela, origami e colagem. 


Cacique Ubiratã é Professor da Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo, possui graduação em Formação Intercultural Superior e formação Intercultural do Professor Indígena pela Universidade de São Paulo (2008). Ele já atuou como professor coordenador no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de São Vicente, onde foi responsável pelo planejamento pedagógico das escolas indígenas de São Vicente a Peruíbe. Atualmente, Cacique Ubiratã é mestrando em educação pela Universidade Católica de Santos, com ênfase em Educação escolar indígena e Historiografia. É também integrante do Núcleo de Educação Indígena do Estado de São Paulo e do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp). Ubiratã Gomes se destaca pela luta em prol dos direitos dos povos indígenas do Brasil.



Texto base: Lucas Galante

1a. Revisão: Cris Teodósio

2a. Revisão: Carina de Luca



Comentários

Anônimo disse…
Cinto_ me honrada ! Porque tenho uma amizade muito bonita e amorosa com os pães da esposa do Cacique Ubiratan.E vendo essa evolução juntamente com a filha dele ,hoje uma linda jovem..Fico feliz ,dê apesar da distância ,fazer parte de,SSA história. Parabéns a todos envolvidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...