Pular para o conteúdo principal

7º edição da ExpoGaúcha em Santos comença nesta sexta-feira



A maior feira da cultura gaúcha do país, a ExpoGaúha chega a Santos para sua sétima edição, trazendo tendências de moda, móveis, gastronomia e artesanato típicos da região sul brasileira. O evento acontece entre os dias 14 e 23 de julho, no Blue Med Convention Center.


Serão 70 expositores divididos em vendas de comidas típicas, como a costela no fogo de chão, queijos, salames, vinhos, chocolates de Gramado e as tradicionais cucas coloniais, preparadas na hora.



GRUPO UCRANIANO POLTAVA - A grande novidade da edição 2023


Nesta edição, a feira traz uma novidade: a temática escolhida é ‘Vamos Combater a Guerra com a Arte’. Como parte dessa proposta, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, composto por 13 dançarinos de uma instituição sem fins lucrativos de Curitiba, no Paraná, realizará um apresentações de danças folclóricas ucranianas.

A escolha do Grupo Poltava se deve ao fato de serem descendentes de ucranianos, um povo que também contribuiu com a colonização do Sul do Brasil. Essa escolha visa difundir a cultura de um país que passa por um período conturbado, enfrentando tempos difíceis devido à guerra.

“ É a forma de mostrar a cultura de um país que teve um passado próspero , mas que sofre atualmente com a guerra. Então a intenção é mostrar o lado alegre do povo Ucraniano”, explica Sérgio Silva, organizador da ExpoGaúcha.

Outra atração do evento é o grupo gaúcho Desgarrados do Pampa, que apresentará performances nas danças tradicionais que embalam as festas sulistas, como fandango, chula e xote, além de boleadeiras, dança do pezinho e outras mais.

Para proporcionar uma experiência completa, o evento contará também com a Casa do Gaúcho, um espaço onde os participantes poderão aprender a preparar o autêntico Chimarrão.

“Sabemos que a Baixada Santista tem uma forte conexão com a nossa feira e nos dedicamos a trazer o que há de melhor a cada ano. Nesta edição da Expogaúcha, as expectativas são as melhores possíveis, pois contamos com um novo local, de fácil acesso e que proporcionará maior conforto aos visitantes”, finaliza Sérgio.

A ExpoGaúcha acontece das 18 às 23 horas, especificamente no dia de abertura (14 de julho). A partir do dia 15, o evento funciona de segunda a sexta-feira, das 16 às 23 horas, aos sábados e domingos, das 12h às 23h.

Os ingressos custam R$ 10. Crianças até 10 anos não pagam.

O Blue Med Convention Center fica localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da Praia, Santos.


Serviço:


7ª Feira Gaúcha ExpoGaúcha Santos


Data: 14 a 23 de Julho


Local: Blue Med Convention Center


Endereço: Praça Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da Praia, Santos


Entrada: R$ 10 (preço promocional - meia entrada para todos)


* Criança menor de 10 anos não paga.



 


Horários de funcionamento:


Abertura (14 de julho): 18h às 23h


Segunda a sexta-feira: 16h às 23h


Sábado e domingo: das 12h às 23h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

12ª Festa de Iemanjá reúne fé, cultura e ancestralidade em Peruíbe

Organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Peruíbe, com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, a celebração já se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas e culturais de matriz africana do município, reunindo mais de 7 mil pessoas nos períodos de dezembro e fevereiro, além de impulsionar significativamente o comércio local, hotéis e pousadas. A Festa de Iemanjá carrega profundo significado religioso, cultural, histórico e social para os povos de matriz africana. Iemanjá é o orixá das águas salgadas, mãe dos orixás e protetora dos lares, das famílias e dos pescadores. A praia, espaço sagrado ligado à sua força, é o cenário ideal para a celebração, respeitando a tradição do culto e fortalecendo a conexão espiritual com o orixá. Mais do que um ato de fé, a celebração mantém viva uma herança ancestral trazida pelos povos africanos escravizados, sendo também um importante símbolo de resistência cultural, valorização das religi...