Pular para o conteúdo principal

Guri oferece mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos de música no litoral e região

Grupo do Polo São Vicente | Foto: divulgação


O Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – abre inscrições para 2.324 vagas em cursos gratuitos de música na região do litoral de São Paulo. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência.


Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.


Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo(a) responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.


A lista completados cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa.

Polos do Guri na capital e Grande SP: Link Polos do Guri no interior e litoral: Link


O Guri atende gratuitamente mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em quase 400 unidades de ensino, localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.


Confira a lista completa dos polos na região de São Paulo:
Polo Ilha Comprida

 

Cursos: percussão, violão

Endereço: Avenida São Paulo, 1000,Balneário Adriana – Ilha Comprida/SP

Telefone: (13) 3842-2124

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Itanhaém

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: Rua Estanislau Gerônimo, 953, Jardim Oásis – Itanhaém/SP

Telefone: (13) 3422-6111

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Polo Itariri

Cursos: cavaco, violão

Endereço: Rua do Comércio, 127, Centro – Itariri/SP

Telefone: (11) 3418-3352

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Miracatu

Cursos: percussão,violão

Endereço: Rua 11 de Junho, 350, Centro – Miracatu/SP

Telefone: (13) 3847-1905

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Mongaguá

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, percussão

Endereço: RuaCaraguatatuba, 479, Agenor de Campos– Mongaguá/SP

Telefone: (13) 3448-9183

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

 

Polo Pedro de Toledo

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Avenida Américo Nicolini, 456, Centro – Pedro de Toledo/SP

Telefone: (13) 3419-1546

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Peruíbe

Cursos: coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, violão

Endereço: Rua Jundiaí, 890 - Peruíbe/SP

Telefone: (13) 3455-5596

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo RegionalSantos

Cursos: coral, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, percussão, viola, violão, violino

Endereço: Av. Senador PinheiroMachado, 48, Vila Matias – Santos/SP

Telefone: (13) 3221-7287

Funcionamento: segunda a sexta-feira, 08:00 - 12:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo Registro

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Av. Marginal Castelo Branco,Ao Lado Da Rodoviaria, s/nº - Centro –

Registro/SP

Telefone: (11) 3821-6478

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

Polo São Vicente

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, metais:trombone / trompete/ tuba, percussão, violão

Endereço: Rua TenenteDurval De Amaral,72, Catiapoã – São Vicente/SP

Telefone: (13) 3468-8636

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Sete Barras

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: RuaJúlio Prestes, 692, Centro – Sete Barras/SP

Telefone: (11) 9738-4934

 

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo,Peruíbe, Registro, Santos,Sete Barras e São Vicente.

Patrocinadores e apoiadores do Guri no interior, litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: InstitutoCCR; CTG Brasil;WestRock; Arteris; TausteSupermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; CasteloAlimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

 

 

 

Sobre o Guri

 

Referência na formação musical, o Guri é um programada Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura .Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

 

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo- Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de Câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Texto: Comunicação | Santa MarcelinaCultura



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...