Pular para o conteúdo principal

Guri oferece mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos de música no litoral e região

Grupo do Polo São Vicente | Foto: divulgação


O Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – abre inscrições para 2.324 vagas em cursos gratuitos de música na região do litoral de São Paulo. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência.


Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.


Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo(a) responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.


A lista completados cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa.

Polos do Guri na capital e Grande SP: Link Polos do Guri no interior e litoral: Link


O Guri atende gratuitamente mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em quase 400 unidades de ensino, localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.


Confira a lista completa dos polos na região de São Paulo:
Polo Ilha Comprida

 

Cursos: percussão, violão

Endereço: Avenida São Paulo, 1000,Balneário Adriana – Ilha Comprida/SP

Telefone: (13) 3842-2124

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Itanhaém

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: Rua Estanislau Gerônimo, 953, Jardim Oásis – Itanhaém/SP

Telefone: (13) 3422-6111

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Polo Itariri

Cursos: cavaco, violão

Endereço: Rua do Comércio, 127, Centro – Itariri/SP

Telefone: (11) 3418-3352

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Miracatu

Cursos: percussão,violão

Endereço: Rua 11 de Junho, 350, Centro – Miracatu/SP

Telefone: (13) 3847-1905

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Mongaguá

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, percussão

Endereço: RuaCaraguatatuba, 479, Agenor de Campos– Mongaguá/SP

Telefone: (13) 3448-9183

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

 

Polo Pedro de Toledo

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Avenida Américo Nicolini, 456, Centro – Pedro de Toledo/SP

Telefone: (13) 3419-1546

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Peruíbe

Cursos: coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, violão

Endereço: Rua Jundiaí, 890 - Peruíbe/SP

Telefone: (13) 3455-5596

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo RegionalSantos

Cursos: coral, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, percussão, viola, violão, violino

Endereço: Av. Senador PinheiroMachado, 48, Vila Matias – Santos/SP

Telefone: (13) 3221-7287

Funcionamento: segunda a sexta-feira, 08:00 - 12:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo Registro

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Av. Marginal Castelo Branco,Ao Lado Da Rodoviaria, s/nº - Centro –

Registro/SP

Telefone: (11) 3821-6478

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

Polo São Vicente

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, metais:trombone / trompete/ tuba, percussão, violão

Endereço: Rua TenenteDurval De Amaral,72, Catiapoã – São Vicente/SP

Telefone: (13) 3468-8636

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Sete Barras

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: RuaJúlio Prestes, 692, Centro – Sete Barras/SP

Telefone: (11) 9738-4934

 

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo,Peruíbe, Registro, Santos,Sete Barras e São Vicente.

Patrocinadores e apoiadores do Guri no interior, litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: InstitutoCCR; CTG Brasil;WestRock; Arteris; TausteSupermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; CasteloAlimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

 

 

 

Sobre o Guri

 

Referência na formação musical, o Guri é um programada Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura .Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

 

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo- Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de Câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Texto: Comunicação | Santa MarcelinaCultura



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...