Pular para o conteúdo principal

Guri oferece mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos de música no litoral e região

Grupo do Polo São Vicente | Foto: divulgação


O Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – abre inscrições para 2.324 vagas em cursos gratuitos de música na região do litoral de São Paulo. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência.


Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.


Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo(a) responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.


A lista completados cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa.

Polos do Guri na capital e Grande SP: Link Polos do Guri no interior e litoral: Link


O Guri atende gratuitamente mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em quase 400 unidades de ensino, localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.


Confira a lista completa dos polos na região de São Paulo:
Polo Ilha Comprida

 

Cursos: percussão, violão

Endereço: Avenida São Paulo, 1000,Balneário Adriana – Ilha Comprida/SP

Telefone: (13) 3842-2124

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Itanhaém

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: Rua Estanislau Gerônimo, 953, Jardim Oásis – Itanhaém/SP

Telefone: (13) 3422-6111

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Polo Itariri

Cursos: cavaco, violão

Endereço: Rua do Comércio, 127, Centro – Itariri/SP

Telefone: (11) 3418-3352

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Miracatu

Cursos: percussão,violão

Endereço: Rua 11 de Junho, 350, Centro – Miracatu/SP

Telefone: (13) 3847-1905

Funcionamento: terça e quinta-feira, 13:00 - 17:00

 

Polo Mongaguá

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, percussão

Endereço: RuaCaraguatatuba, 479, Agenor de Campos– Mongaguá/SP

Telefone: (13) 3448-9183

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

 

Polo Pedro de Toledo

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Avenida Américo Nicolini, 456, Centro – Pedro de Toledo/SP

Telefone: (13) 3419-1546

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Peruíbe

Cursos: coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, violão

Endereço: Rua Jundiaí, 890 - Peruíbe/SP

Telefone: (13) 3455-5596

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo RegionalSantos

Cursos: coral, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, percussão, viola, violão, violino

Endereço: Av. Senador PinheiroMachado, 48, Vila Matias – Santos/SP

Telefone: (13) 3221-7287

Funcionamento: segunda a sexta-feira, 08:00 - 12:00 / 13:00 - 17:00

 

Polo Registro

Cursos: coral,iniciação musical, percussão, violão

Endereço: Av. Marginal Castelo Branco,Ao Lado Da Rodoviaria, s/nº - Centro –

Registro/SP

Telefone: (11) 3821-6478

Funcionamento: quarta e sexta-feira, 08:00 - 11:00 /13:30 - 17:30

Polo São Vicente

Cursos: cavaco, coral, cordas agudas: violino / viola, cordas graves: violoncelo / contrabaixo, iniciação musical, madeiras: clarinete / flauta transversal / saxofone, metais:trombone / trompete/ tuba, percussão, violão

Endereço: Rua TenenteDurval De Amaral,72, Catiapoã – São Vicente/SP

Telefone: (13) 3468-8636

Funcionamento: terça e quinta-feira, 08:00 - 11:00 / 13:30 - 17:30

 

Polo Sete Barras

Cursos: coral, percussão, violão

Endereço: RuaJúlio Prestes, 692, Centro – Sete Barras/SP

Telefone: (11) 9738-4934

 

Funcionamento: segunda e quarta-feira, 13:30 - 17:30

 

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo,Peruíbe, Registro, Santos,Sete Barras e São Vicente.

Patrocinadores e apoiadores do Guri no interior, litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: InstitutoCCR; CTG Brasil;WestRock; Arteris; TausteSupermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; CasteloAlimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

 

 

 

Sobre o Guri

 

Referência na formação musical, o Guri é um programada Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura .Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

 

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo- Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de Câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Texto: Comunicação | Santa MarcelinaCultura



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Camping Club Serramar é ótima opção para lazer ecológico

É preciso conhecer novos lugares, deixar de lado os mesmos passeios e aventurar-se em paisagens diferentes.  O Jornal BEM-TE-VI foi com esse pensamento conhecer o Camping Club Serramar. O local fica no bairro Parque Serramar em Itariri, mas é perto de Peruíbe, por isso para chegar lá é super fácil.  Vindo da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sentido BR 116, vire a direita no km 352,5 da SP-55. E para quem vem de Peruíbe pela Av. Tancredo Neves, basta atravessar a rodovia para o outro lado que já é possível ver uma placa indicando os 1200 metros que faltam para chegar até o Camping.  Situado no entorno da Serra do Mar, o Clube Serramar é mantenedor de uma floresta exuberante e  paisagem propícia para o contato com a natureza. Atuando no mercado de turismo ecológico de lazer, o espaço tem tradição em receber escolas da região, promovendo ações de educação ambiental.  Um local maravilhoso com muita sombra e água fresca e natural, pois possui cachoe...