Pular para o conteúdo principal

"Cultura é a primeira ferramenta de emancipação do pobre" afirma Margareth Menezes

Claus Oliveira - Foto: Carol Jacob


Em audiência pública da Alesp, por iniciativa da deputada Professora Bebel (PT), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, defendeu nesta quinta (10) o fomento cultural oriundo de recursos públicos.

Na visão da titular do MinC, "investir em cultura é desenvolvimento" que gera transformação econômica e social. "A cultura é a primeira ferramenta de emancipação do povo mais pobre".

No caso paulista, informou a ministra, as verbas destinadas por meio da Lei Paulo Gustavo somam até agora R$ 720,8 milhões.

Menezes acenou para segmentos artísticos como o movimento hip-hop (o edital de fomento deve liberar R$ 6 milhões).

No que tange ao audiovisual brasileiro, a ministra salientou que o MinC luta no Congresso Nacional pela renovação da cota de tela para exibição dos filmes e pela proteção dos direitos autorais no serviço de streaming (transmissão de conteúdo online).

Margareth Menezes afirmou que a pasta está sendo reconstruída "após anos de destruição". Ela citou parcerias interministeriais que visam possibilitar, por exemplo, o retorno da disciplina de arte nas escolas e o incentivo de atividades culturais em locais com índices altos de violência.

"No Brasil, 7 milhões trabalham com economia criativa. Por isso, políticas públicas de cultura são necessárias. Quando a gente consegue organizar, o setor começa a ter vida própria", frisou a ministra, acrescentando que os investimentos em cultura dão retorno de 3% ao PIB nacional.

Para a deputada Professora Bebel, é importante a discussão sobre o tema. "Para nós, ela [a audiência pública] é estruturante. É estruturante enquanto política de Estado, é estruturante para aqueles que resistem, que são os artistas, os trabalhadores", discursou.

As deputadas estaduais Leci Brandão (PCdoB), Beth Sahão (PT) e Paula da Banca Feminista (Psol) ressaltam aspectos como o impacto positivo das políticas do MinC no orçamento dos municípios paulistas e o esforço federal pelo combate da criminalização da cultura.

"Para mim, cultura é política pública. Sem cultura, a gente não vai ter desenvolvimento nenhum, nunca", afirmou Leci Brandão.

O potencial econômico da cultura também foi reforçado pela secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton. Para ela, é obrigação do Governo paulista "viabilizar e facilitar que as pessoas possam fazer as suas culturas de forma livre e sobreviver a partir disso".

A mesa da audiência também estava composta por diversos representantes culturais como Cassiane Tomilhero - do Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo (FligSP) -, Bell Galvão - da Rede de Pontos de Cultura -, Well Darwin - do Fórum de Cinema do Interior Paulista (Icine) -, além do capoeirista Mestre Alcides de Lima e a secretária dos Comitês de Cultura do Minc, Roberta Martins.

Também houve apresentações musicais com Quarteto Fora de Contexto, Mistura Popular e Jadir Bonacina, e a declamação de poesia com Lucas Afonso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...