Pular para o conteúdo principal

Redução de danos e descriminalização pautam audiência da CPI do Crack em Santos



A CPI da Epidemia do Crack, em funcionamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promoveu nesta segunda (21) uma audiência pública na Câmara Municipal de Santos, Litoral paulista. Sob a presidência do deputado estadual Paulo Correa Jr (PSD), o debate reuniu especialistas em Saúde e agentes públicos da Segurança do Estado.


"Estamos realizando pela primeira vez uma reunião da CPI itinerante. Claro que estaremos em outras regiões do Estado, também, fazendo [esse tipo de evento]", explicou o presidente, Correa Jr.

Apresentações e posicionamentos

Fabio Mesquita e Luciana Togni Surjus, doutores em Saúde Pública e Coletiva, respectivamente, sugeriram estratégias de redução de danos para o enfrentamento governamental à proliferação do consumo de crack no Estado de São Paulo.

Entre as sugestões, estão salas de uso seguro mantidas pelo Governo, treinamento de pessoas da comunidade em que os dependentes estejam inseridos, criação de abrigos com serviços como banho, alimentação e atendimento médico (conhecidos como drop-in centers) e tratamento com base em evidências científicas.

"O que a gente faz é apologia ao cuidado. É trazer as pessoas para perto, estabelecer uma relação de confiança. Não é ideologia, não é demagogia. Isso é factível, dá resultado" declarou Surjus.

"Objetivo é minimizar o estigma das pessoas que usam drogas, ampliar a participação e protagonismo dos usuários, favorecer o desenvolvimento de perspectivas futuras e ampliar oportunidades de trabalho, que geralmente são restritas ao mercado das drogas", completou a especialista. Ela coordena um projeto de redução de danos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) envolvendo usuários de drogas em Santos.

Já os delegados de polícia civil Luis Carlos do Carmo, Ruy Ferraz Fontes e Fabiano Barbeiro manifestaram preocupação quanto ao julgamento pelo STF da descriminalização de drogas no Brasil. A constitucionalidade da criminalização do porte de drogas para consumo próprio está em debate na Corte.

"É um risco enorme fazer a liberação neste momento. Estamos liberando a droga, e não a venda. Como é que não posso considerar consumo lícito se tenho a distribuição ilícita?" indagou Fontes, ex-delegado-geral da Policia Civil paulista e que já atuou em operações policiais na cracolândia.

Traficante x usuário

Não obstante o receio da descriminalização, os três delegados ressaltaram que é sempre crucial diferenciar traficante e usuários de drogas. "Nós respeitamos os dependentes [químicos]. São pessoas que dependem do nosso apoio e não da repressão", complementou Fontes.

Neste ponto, os deputados Delegado Olim (PP), que é relator da CPI, e Paula da Bancada Feminista (PSOL) também acabaram convergindo no tocante a essa diferenciação.

"Para mim, é fundamental que a gente consiga ter uma forma melhor de identificar quem é traficante e quem é o usuário", afirmou a deputada. "Não podemos misturar o traficante com o usuário. A polícia inteligente é aquela polícia de ponta que tenta pegar o traficante antes de chegar na cracolândia", sublinhou o relator.

Monitoramento de cenas abertas

O coronel PM Leandro Pereira de Lima apresentou dados sobre o monitoramento das cidades onde existe uso de entorpecentes em espaços públicos.

Sete das 24 cidades sob responsabilidade do Comando de Policiamento do Interior (CPI6) na Baixada Santista e Vale do Ribeira registram cenas abertas totalizando aproximadamente 400 usuários. "São todos criminosos? De forma alguma. São pessoas que precisam de ajuda", ressaltou o militar.

Titulares presentes

Também participaram da audiência em Santos os deputados Simão Pedro (PT), Lucas Bove (PL) e Guto Zacarias (União Brasil).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...