Pular para o conteúdo principal

"Não seremos silenciados": Na Alesp, Prêmio Zumbi dos Palmares contempla a luta e a cultura negra

Personalidades, ONGs e representantes do movimento negro receberam homenagens em evento realizado na última segunda-feira, 13

"O racismo ainda se faz presente em todas as esferas do nosso país, é institucionalizado, naturalizado e deve ser combatido", disse o deputado Teonilio Barba (PT) antes de iniciar a 20ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, que visa contemplar e homenagear grandes figuras representativas da cultura negra.

A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e foi marcada por diversos discursos, tanto de parlamentares quanto de homenageados, que destacaram a força e o crescimento do movimento negro no Parlamento e em todo o Estado.

Proponente do evento, Barba apontou para a importância da realização do Prêmio na semana anterior ao feriado da Consciência Negra (20 de novembro). "É mais um mês que representa a luta e a história dos negros no Brasil. Até hoje, tentam nos invisibilizar, tentam apagar a batalha que o povo preto trava desde que veio da África até as Américas. Mesmo com tantas medidas para acabar com a discriminação, ainda há muito a combater neste país", discursou.

Participação dos deputados

Mulher negra e ex-trabalhadora doméstica, Ediane Maria (Psol) foi uma das parlamentares a comparecerem na premiação. Em seu discurso, a deputada descreveu o mês de novembro como "uma época de força e reflexão" para o povo preto de São Paulo. Isso porque, de acordo com ela, a celebração do feriado nem sempre chega aos cidadãos de maior vulnerabilidade social.

"A própria existência de um feriado de celebração a uma figura negra é contraditória, visto que grande parte dos trabalhadores negros não descansam nesta data. Domésticas, como eu, diaristas e babás, essas não param nunca. Esses dias não chegam para o nosso povo, que mal tem tempo de olhar as notícias ou o calendário, e mostram exatamente como somos silenciados pela sociedade", declarou Ediane.

Adiante, a deputada Thainara Faria (PT) fez forte discurso, dizendo que a luta do povo preto por dignidade e reconhecimento deve ser lembrada todos os dias e meses do ano, não apenas em um período específico. Caso contrário, a ação apenas comprovaria a invisibilidade do movimento para o restante da sociedade.

"O Brasil foi o último país da América do Sul a abolir a escravidão. Foram mais de 300 anos de sofrimento para o povo preto, que, depois, foi jogado na rua à sua própria sorte em busca de condições decentes, de um teto para viver. Assim, o racismo estrutural se construiu neste país. Porém, é bom que as pessoas se acostumem com o avanço, com cada vez mais deputados pretos, que puxam uns aos outros para cima, e não vamos recuar", exclamou Thainara.

Em seguida, o deputado Eduardo Suplicy (PT) destacou a importância e a representatividade do Prêmio para o Legislativo Paulista. "É uma honra participar deste ato. A entrega deste prêmio é absolutamente significativa, não somente porque nos lembra da figura onipresente de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da história do Brasil, mas também porque alerta todo o povo brasileiro a lutar pelo fim da discriminação racial", destacou.

Também estiveram presentes e prestaram depoimentos no evento os seguintes deputados: Reis; Jorge do Carmo; Simão Pedro; e Luiz Claudio Marcolino, do PT; Barros Munhoz, do PSDB; e Marina Helou, da Rede.

Premiações

A coordenadora do SOS Racismo na Alesp, Iara Bento, foi a responsável por iniciar as premiações às personalidades e ONGs representativas da cultura negra. "Nossa luta é muito importante para o Estado de São Paulo. Essa atividade só foi possível graças aos esforços de todos os deputados desta Casa, o que é muito representativo. Não podemos tolerar mais preconceito, nem aqui nem em nenhuma cidade do Brasil", pontuou, antes da premiação.

Indicados pelos próprios deputados da Alesp, receberam honrarias do Parlamento Paulista na noite desta segunda: a presidente do Conselho da Comunidade Negra, Mãe Andreia de Iemanjá; o militante paulistano Edgar Amaral Aparecido de Moura; o grupo cultural Pastoras do Rosário; a sambista Lucineia Cardoso; a ONG da Comunidade Negra de Indaiatuba; o Templo umbandista Vovó Catarina de Angola; o educador Frei Davi Raimundo dos Santos; a filósofa e ativista Sueli Carneiro; a líder comunitária Cristina Aparecida; a ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva; o líder da congada mineira, Arnaldo Franco; o produtor musical e líder social de Heliópolis, Marcivan Menezes Barreto; o ativista Vinicius Lima; o ex-coordenador de políticas para a juventude da cidade de SP, Claudio Aparecido da Silva; e Iara Bento, do SOS Racismo.

Também receberam menções honrosas: a codeputada Simone, do Movimento Pretas; a policial militar Margareth Barreto; o jornalista Cosmo Silva; a vice-prefeita de Diadema, Patrícia Ferreira; o prefeito de Rio Claro, Gustavo Periscinoto; e o deputado Teonilio Barba.



Texto: Gustavo Oreb Martins, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Rodrigo Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...

Festival de Inverno segue com programação intensa em Peruíbe e traz de volta a tradicional Festa da Tainha da Barra do Una

A Prefeitura de Peruíbe segue com vasta programação do Festival de Inverno, e este fim de semana promete aquecer o coração — e o paladar — de moradores, visitantes e turistas, neste mês de férias. Entre as atrações mais esperadas está a 24ª Festa da Tainha da Barra do Una, um dos eventos mais tradicionais da cidade, que acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 19h, no Centro Comunitário da Barra do Una. Com gastronomia caiçara, samba, forró, fandango e clima familiar, a festa atrai visitantes de toda a região. Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibilizará ônibus extras com saída do AME às 20h, no sábado e no domingo. Mas a programação não para por aí. Outros destaques deste fim de semana incluem: Festival Gastronômico, com mais de 40 restaurantes participantes oferecendo pratos especiais em cinco categorias Inverno Quente do Guaraú Festa da Tainha no Portinho de Pesca Festa Junina da Praça Ambrósio Baldim Festa Junina da Vila Erminda E para quem ama história e natureza,...

Podcast 11 – Leilão de Imóveis na Prática: pagamento, desocupação e análise de riscos | Carlos Campi

  No episódio 11 do podcast Lucas Galante Entrevista , continuamos a conversa com o advogado e especialista em leilões de imóveis, Carlos Henrique Campi, sócio da Fratelli Leilões. Depois de entender como funcionam os leilões no episódio anterior, agora entramos na parte prática: 🔍 Como funciona o pagamento? 🚪 E se o imóvel estiver ocupado? 📄 Quais cuidados tomar antes de dar um lance? Carlos explica os tipos de pagamento, mostra quando é possível parcelar, se dá para usar o FGTS, o que acontece com quem não paga — e alerta sobre os principais erros que fazem investidores perderem dinheiro. Falamos também do processo de desocupação judicial, o papel do advogado e as armadilhas que podem estar escondidas no edital do leilão. Se você está pensando em arrematar um imóvel, esse episódio é essencial para evitar surpresas e tomar decisões com segurança! 📝 Dica prática, casos reais e muita experiência compartilhada de quem atua diretamente nesse mercado. Assista, comente e compa...

Programa de estágio do Einstein oferece oportunidades em áreas corporativasa

O Einstein abre inscrições para seu programa de estágio voltado às áreas corporativas da organização. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar matriculado no ensino superior com previsão de formatura até 2027, além de residir em São Paulo ou ter disponibilidade para mudança, uma vez que o formato do programa será híbrido. As vagas estão distribuídas entre diversas áreas estratégicas da organização, incluindo: Comunicação Institucional, Comercial e Marketing, Digital (abrangendo Tecnologia da Informação, Dados e Analytics, Governança, Arquitetura e Segurança da Informação), Ensino e Consultoria, Excelência em Saúde, Inovação, Planejamento Financeiro e Serviços (como Compras e Suprimentos), Patrimônio, Engenharia e Manutenção, Responsabilidade Social e Recursos Humanos. “Nosso programa de estágio reflete o compromisso institucional em formar profissionais preparados para os desafios do futuro. Mais do que uma referência na área da saúde, o Einstein é uma organização co...

Acender fogueiras próximo à rede elétrica pode causar sérios acidentes

A noite de São Antônio está chegando e para celebrar o santo casamenteiro na tradição junina, muitas famílias acendem fogueiras. É preciso atenção com o local onde as fogueiras serão acesas, principalmente, se existir rede de distribuição de energia por perto. Fogo e eletricidade não combinam e podem causar sérios acidentes. Para orientar a população e mitigar riscos, a Neoenergia Elektro lista orientações de segurança para que as festas juninas sejam tranquilas.   Não monte fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão de energia. Caso decida montá-la, procure um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos da rede elétrica. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as árvores ou plantações. As chamas também podem danificar equipamentos elétricos.   Outra medida de segurança a ser observada é a não utilização de redes elétricas particulares próximo à fogueira. Muitas vezes, extensõ...