Pular para o conteúdo principal

Cultura e culinária do Vale do Ribeira inspiram a exposição imersiva “Tradições Gastronômicas”, com abertura em maio no Museu de Arte Popular, em Diadema

Entre montanhas cobertas pela Mata Atlântica e as águas do Rio Ribeira de Iguape, o Vale do Ribeira abriga uma rica combinação de saberes, sabores e histórias de resistência. É esse território que inspira a exposição “Tradições Gastronômicas”, em cartaz de 1º de maio a 1º de julho no Museu de Arte Popular, localizado no Centro Cultural Diadema, com visitação gratuita.

Com curadoria do Professor Dr. Carlos Zibel, a mostra propõe uma imersão sensorial e cultural no universo alimentar do Vale, combinando fotografias autorais, peças históricas e acervos culturais que destacam práticas e tradições gastronômicas ancestrais e contemporâneas da região. A expografia inclui recursos audiovisuais, objetos da cultural local, fotografias, elementos sensoriais e espaços cenográficos, que convidam o público a percorrer microterritórios gastronômicos, modos de vida e histórias de diferentes povos — indígenas, quilombolas, caiçaras e imigrantes — que compõem o mosaico cultural do Vale.

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Vale do Ribeira é explorado na exposição por meio de três eixos principais: o povoamento inicial da região, os encontros culturais que moldaram sua gastronomia, e as expressões alimentares contemporâneas que seguem vivas em comunidades tradicionais.

A secretária de Cultura de Diadema destaca a importância da parceria entre o município e as instituições culturais do estado. “Receber a exposição Tradições Gastronômicas em nosso Museu de Arte Popular é uma honra para a cidade de Diadema. Essa mostra valoriza um dos territórios culturais mais ricos do nosso estado e promove o reconhecimento de saberes e práticas alimentares ancestrais que se reinventaram ao longo do tempo”, explica. “Essa é uma ação que fortalece o papel da cultura como vetor de identidade, pertencimento, inclusão e desenvolvimento sustentável”, conclui.

“Tradições Gastronômicas” também reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão, com textos de fácil leitura e ações formativas articuladas com escolas, instituições de ensino e coletivos locais, ampliando o acesso à memória alimentar como patrimônio vivo.

A iniciativa é realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo ISPAC -  Instituto São Paulo de Arte e Cultura.

Conheça os fotógrafos:

Adriana Ortega
Formada em Artes Plásticas pela UEL, atua como fotógrafa há dez anos, com destaque para registros do Vale do Ribeira desde 2017. Participou de exposições no Museu Municipal de Iguape e na Fábrica de Cultura 4.0 – Iguape.
Instagram 

David Martin
Fotógrafo autodidata com mais de uma década de atuação, tem como foco a fotografia de culinária. Trabalha com a chef Aline, do projeto Paladar Raiz.
Instagram 

Giuliane Cubas
Artista plástica, fotógrafa e professora de artes. Sua obra destaca o patrimônio histórico-cultural de Cananéia e sua ligação com o cotidiano caiçara.
Instagram

Maria Fernanda Camargo de Carvalho (Mafê)
Docente em Cananéia, formada em Pedagogia e Ciências Biológicas, com atuação em educação ambiental. Utiliza a fotografia como ferramenta pedagógica. Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira do Oceano 2024.
Instagram

Maurício Velloso
Fotógrafo com atuação no Vale do Ribeira desde 2002. Trabalha com eventos, ensaios e projetos socioculturais ligados ao terceiro setor.
Instagram 

Reinaldo José Meneguim
Com 30 anos de experiência, documentou atividades culturais da ONG Abaçaí e o programa Revelando SP. Também é luthier e integrante de coletivos culturais.
Portfólio 

Ricardo Ghion
Fotógrafo há mais de 20 anos, com foco em fotografia corporativa, sustentabilidade e meio ambiente. Sua obra busca unir arte e consciência ecológica.
Instagram 

Tiago Dias de Siqueira
Fotógrafo, filmmaker e cicloviajante. Retrata paisagens e personagens da América do Sul, com atenção às narrativas populares e culturais.
Instagram

Acompanhe o projeto nas redes sociais: https://www.instagram.com/sparteecultura

Serviço
Exposição Imersiva "Tradições Gastronômicas"
Período da exposição: 1º de maio a 1º de julho
Horário de Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h
Vernissage: 9 de maio, às 19h
Local: Museu de Arte Popular - MAP - Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema - SP
Público: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Camping Club Serramar é ótima opção para lazer ecológico

É preciso conhecer novos lugares, deixar de lado os mesmos passeios e aventurar-se em paisagens diferentes.  O Jornal BEM-TE-VI foi com esse pensamento conhecer o Camping Club Serramar. O local fica no bairro Parque Serramar em Itariri, mas é perto de Peruíbe, por isso para chegar lá é super fácil.  Vindo da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sentido BR 116, vire a direita no km 352,5 da SP-55. E para quem vem de Peruíbe pela Av. Tancredo Neves, basta atravessar a rodovia para o outro lado que já é possível ver uma placa indicando os 1200 metros que faltam para chegar até o Camping.  Situado no entorno da Serra do Mar, o Clube Serramar é mantenedor de uma floresta exuberante e  paisagem propícia para o contato com a natureza. Atuando no mercado de turismo ecológico de lazer, o espaço tem tradição em receber escolas da região, promovendo ações de educação ambiental.  Um local maravilhoso com muita sombra e água fresca e natural, pois possui cachoe...