A cidade de Peruíbe recebe, no sábado de feriado, dia 06 de junho de 2026, a 21ª edição da tradicional Festa Reggae de Peruíbe, evento consolidado como um dos mais importantes movimentos culturais independentes do litoral sul paulista. Com entrada gratuita, a programação acontece no Parque Turístico de Peruíbe. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado no formato “Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento”, sendo, neste ano, uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Peruíbe, o Instituto Ambiecco e a Roots Rockers Musical Social Ambiental. A proposta amplia a dimensão cultural do festival ao integrar música, arte, empreendedorismo criativo, sustentabilidade e experiências formativas em uma programação voltada à valorização da cultura independente e da economia criativa regional. O festival reúne grandes nomes do reggae nacional, como Solano Jacob, Junior Dread, Roya...
A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria da Saúde, vem promovendo diversas ações para conscientizar a população sobre a importância do combate à dengue.
O trabalho de mobilização tem sido realizado pelos agentes de endemias em diversos pontos da Cidade, com distribuição de material informativo, palestras e orientações aos munícipes.
Em abril, os agentes realizaram ações de conscientização em ônibus municipais, feiras livres e residências. A ideia é esclarecer os moradores sobre os métodos de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também alertar sobre os riscos da doença.
O projeto é conduzido pelos professores Silvia Pessegueiros e Maiko Belz, responsáveis pela parte educativa do Centro de Controle de Zoonoses, o IEC (Informação, Educação e Comunicação). Nas apresentações, eles simulam situações em que o mosquito da dengue deposita suas larvas, e como essas situações devem ser evitadas.
Em abril, os agentes realizaram ações de conscientização em ônibus municipais, feiras livres e residências. A ideia é esclarecer os moradores sobre os métodos de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também alertar sobre os riscos da doença.
Escolas
Com uma linguagem infantil e de maneira interativa, o teatro de fantoches é outra importante ferramenta de conscientização realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares. A apresentação é conduzida pelo boneco Zezinho, um personagem carismático que ensina aos alunos sobre a importância de manter os ambientes e terrenos limpos e sem água parada.O projeto é conduzido pelos professores Silvia Pessegueiros e Maiko Belz, responsáveis pela parte educativa do Centro de Controle de Zoonoses, o IEC (Informação, Educação e Comunicação). Nas apresentações, eles simulam situações em que o mosquito da dengue deposita suas larvas, e como essas situações devem ser evitadas.
Prevenção
A Cidade conta com 20 agentes de endemias que realizam a orientação dos moradores e verificam os focos do mosquito no trabalho casa a casa. Com o resultado deste trabalho é possível definir estratégias, intensificar ou redirecionar as medidas para o controle da dengue.
Texto e Fotos:
Comunicação Prefeitura de Peruíbe



Comentários
Postar um comentário