Pular para o conteúdo principal

Tecnologia brasileira pode ajudar a evitar tragédias como a de São Sebastião



Um sistema de alerta, que opera de forma totalmente autônoma, pode ajudar a evitar tragédias como a ocorrida no desastre ambiental de São Sebastião, no Litoral Norte paulista. A tecnologia, à mostra no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas (SP), tem um sistema tão robusto que possibilita emitir alertas para evacuação da população mesmo na ausência de energia elétrica ou sinal de redes celulares.

Equipado com transmissores satelitais, baterias, painel solar e controlador, o sistema emite um alerta sonoro contínuo, cujo nível de som chega a 85 dB nas bordas das áreas críticas. Simultaneamente são acionados sinais luminosos com padrão de balizamento aeronáutico que podem ser vistos em até 1 km de distância.

“O sistema fica instalado no topo de uma estação [torre], distante até 15 metros do solo, para garantir que não seja engolfado pela água ou lama. O acionamento do alerta é feito por uma central de monitoramento, de forma convencional, por botão, ou a distância, por aplicativo”, explica Eduardo Neger, diretor de Engenharia da NEGER, empresa que desenvolveu a tecnologia.


Autonomia completa -- O sistema opera de forma totalmente autônoma, com energia solar fotovoltaica e comunicação de dados via satélite. Seu sistema de comunicação é de alta confiabilidade, pois trabalha com baixo consumo de energia e algoritmos que possibilitam a transmissão dos sinais em condições ambientais severas, garantindo que o acionamento do alerta seja efetivo em qualquer situação.

Já as estações operam de forma independe umas das outras e podem ser instaladas em regiões remotas, pois não necessitam de energia elétrica, telefone ou internet para funcionar. “O conjunto de baterias é capaz de manter uma estação funcionando por até cinco meses”, conta Neger. “Isso inclui horas de alertas sonoros e visuais contínuos”, acrescenta.

O sistema possui ainda sensores que informam sobre qualquer anormalidade nos equipamentos, o que possibilita uma manutenção preventiva. Batizada de SAFAR (Sistema de Alerta Fixo em Área Remota), a tecnologia recebeu o Prêmio Anuário TeleSíntese de Inovação em Comunicações 2019, ficando em segundo lugar na categoria “Fornecedores de Softwares e Serviços”.


Sobre a NEGER: Empresa de base tecnológica sediada em Campinas (SP), a NEGER atua em engenharia de radiofrequência aplicada a diversas áreas, como conectividade para áreas rurais e regiões remotas, bloqueio de sinais celulares para presídios e detecção de drones para aeroportos. Trata-se de uma empresa-filha da Unicamp, que mantém convênio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Universidade. A empresa foi listada por três anos consecutivos entre as “Empresas que mais crescem no Brasil” em sua categoria, segundo ranking da Deloitte e da Revista Exame. No Anuário Telecom de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 ficou entre as 100 maiores empresas de telecom e as dez mais rentáveis do país nesse segmento. É reconhecida como uma das mais inovadoras do setor nos últimos 10 anos pelo Anuário TeleSintese de Inovação e Telecomunicações.  
 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp: Trata-se de um ecossistema que conecta a excelência acadêmica e os talentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a diversas startups e laboratórios de empresas que desejam potencializar a inovação aberta. O complexo conta com seis prédios, possui 41 empresas instaladas e gera 729 postos de trabalho diretos. Ele é gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e está localizado dentro do maior campus da Unicamp, uma das universidades mais ativas em pesquisa e inovação no país, na cidade de Campinas (SP). Nos últimos cinco anos, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp fomentou a assinatura de 62 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ampliando a capacidade de inovação das empresas, produzindo tecnologia de ponta e contribuindo com a formação de profissionais mais alinhados às demandas de mercado.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa