Pular para o conteúdo principal

Se você pudesse ver a música como ela seria?

 

Vivemos uma era muito interessante em que a arte contemporânea ganha cada vez mais espaço e ressignificação com uma conexão cada vez mais forte com a tecnologia. Afinal, uma das características mais latentes de um artista contemporâneo é se arriscar em inovar suas técnicas, quando o processo e a reflexão sobre ele ganham tanta importância quanto o objetivo final.

Todos esses aspectos e experimentações de cultura tem aberto uma oportunidade gigante para o universo musical. Uma nova linguagem tem ganhado popularidade ao conseguir reinventar a forma como essa arte é consumida em espaços outrora destinados apenas ao entretenimento: a visual music.

Artistas audiovisuais criaram e aperfeiçoaram técnicas que possibilitam que a visão potencialize a experiência sonora por meio de um cruzamento de linguagens dentro do campo expandido e ilimitado da tech art. Esse formato de apresentação é chamado de Live AV, o qual na performance o artista opera imagem e som em tempo real.

Veja que não estamos aqui nos referindo aos videoclipes, uma interpretação equivocada da visual music em tempos de YouTube. São composições visuais realizadas ao vivo de forma digital ou analógica numa forma de ampliar, traduzir e se conectar com sons e música. Podemos interpretar como um resgate do cinema mudo, com a orquestra acompanhando o filme, com a diferença que, atualmente, as imagens também são produzidas em tempo real.

São imagens captadas do mundo real, ilustrações abstratas ou até mesmo uma visita sensorial ao metaverso. E essa nova manifestação tem atraído artistas que, antes, se dedicavam apenas à música ou ao visual, como DJs e videomakers, em busca de uma abordagem ainda mais artística de seu trabalho.

Cada vez mais esses artistas têm ganhado espaço para apresentar seu trabalho no Brasil, por enquanto ainda apenas em metrópoles como São Paulo, onde é realizado um dos festivais de tech art pioneiros em dar protagonismo à visual music, o Canvas Audiovisuais. No dia 19, um evento especial paralelo ao festival chamado Canvas Lives leva performances de visual music ao Cineclube Cortina criando uma oportunidade de uma imersão nessa arte.

Alguns críticos e pensadores do mundo das belas artes que têm resistência em aceitar a presença da tecnologia, consequentemente, acabam criando barreiras para que a tech art e a visual music ocupe o seu espaço e que seus artistas tenham o reconhecimento de seu talento. Contudo, este caminho já começou a ser pavimentado e não há mais volta.


Texto e Imagem: Felipe Brait

Felipe Brait é curador de arte contemporânea, produtor e gestor cultural e estrategista criativo. Desde 2001 trabalha com intervenções urbanas e projetos de investigação e ação sobre o espaço público, onde nasceu seu interesse pela tech art e visual music como expressão, sendo criador é curador do festival Canvas Audiovisuais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triângulo      Na crista da Serra elas também estão lá. Tanto as azuis, quanto as verdes e até as vermelhas,  i

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Karina Lopes: força do empreendedorismo feminino é destaque no Litoral Sul de São Paulo

Conciliar carreira e família nem sempre é fácil. O empreendedorismo feminino tem sido a força impulsionadora da economia global nesses últimos anos e as mulheres constantemente estão criando negócios inovadores em diversos setores e desafiando estereótipos de gênero, provando que são capazes de liderar e competir.  Segundo o relatório “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, o Brasil atingiu seu pico no número de mulheres donas de negócios no terceiro trimestre de 2022, com um total de 10,3 milhões de mulheres. Nesse trimestre, as mulheres responderam por 34,4% do total de donos de negócios no país. “Muitas vezes nós nos perguntamos: será que estou no rumo certo? Será que estou nadando, nadando e vou acabar morrendo na praia? E nesse instante a resposta chega, seja através de uma mensagem ou ligação, dizendo que o seu movimento transformou a realidade de uma mulher, de uma família. E é aí que você vai sentir que foi a agente transformadora e esse será o seu combustível para conti