Pular para o conteúdo principal

Ideias Sustentáveis

A história do desenvolvimento humano


Você sabe o que é desenvolvimento? É tudo! É característica básica de tudo o que é vivo: nascer, crescer (se desenvolver), gerar descendentes e morrer. Está claro? É parte integrante das relações de todos os seres vivos, desde a origem do planeta, quando as condições físico-químicas permitiram a vida em padrões de redes, onde nada é descartado e tudo é reaproveitado.

Foi neste cenário que os seres humanos se desenvolveram, ampliando a capacidade de percepção no mundo. Com o cérebro cada vez mais avantajado nós conseguimos contar o tempo, nos planejar e domar o espaço que habitávamos, domesticando animais e plantas. Em grupo nos transformamos em sociedades, como a das abelhas, e atribuímos valores aos indivíduos. Criamos guerras sem sentido (diferentemente das abelhas) e dominações insustentáveis. E aprendemos: Somos a única espécie no planeta com capacidade intelectual para mudar drasticamente o ambiente, e tudo a nossa volta. 

E falando em capacidade intelectual, hoje sabemos que os recursos que sempre nos mantiveram vivos, e ricos, são escassos e finitos. Nossos limites estão aparecendo e a qualidade de vida, prometida pelo capitalismo, está diminuindo cada vez mais. Simplesmente não está dando certo! Há algum tempo a capacidade intelectual dos homens e mulheres indicam novos caminhos, novos modelos de desenvolvimento.

Um deles, o mais aceito, é o famoso Desenvolvimento Sustentável, conceituado a mais de 50 anos! Este modelo de desenvolvimento iguala os valores econômicos e sociais aos ecológicos, garantindo a manutenção da vida no planeta ao longo de gerações. Mas este conceito é constantemente deturpado pela mídia, pela maioria das empresas e administrações públicas do país.
            

Há, hoje, vários mecanismos políticos que promovem a viabilidade econômica aliada a equidade social e a prudência ecológica, como a agenda 21 e a A³P, mas que por ganância não tomam forma administrativa, ou mesmo por falta de inteligência, a mesma inteligência que nos trouxe até aqui.

E há quem diga que isto tudo é ilusão, que é sonho e irreal. Mas eu digo que irreal é continuarmos neste ciclo de destruição e pobreza de espírito, pois não basta o crescimento econômico sem qualidade de vida.

Como disse Victor Hugo: “Não há nada tão poderoso como uma ideia cujo tempo chegou”.

AUTOR: Marcelo Carvalho Saes

Formado em gestão ambiental pela Faculdade Integrada do Vale do Ribeira – UNISEP, estudou biologia, engenharia ambiental e turismo. Foi estagiário do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Peruíbe por dois anos (2009 e 2010) Também participa de inúmeros eventos, seminários, convenções, fóruns e palestras relacionadas à área ambiental.

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
para um município turístico,ecologico e veranista esta longe de ideias sustentáveis e ecologicamente corretas a própria municipalidade e seus parlamentares são os que menos contribuem para uma cidade sustentável fico triste. HB
Unknown disse…
Tenho visto um caminhão da coleta seletiva em alguns bairros mas a iniciativa é irrisória frente a nossa cidade e que outros procedimentos podem ser adotados. O que era considerado aterro sanitário referencia do litoral sul pela Cetesb, hoje lixão insustentável ao município e projetos que poderiam ser desenvolvidos com baixo custo mal são citados. Estamos frente a nova temporada e o lixão vem ai , poderes públicos não esqueção se seus lixos.

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP