Albatroz-de-nariz-amarelo é registrado em Peruíbe-SP


Peruíbe ganhou o registro de mais uma ave para o site wikiaves. Trata-se do Albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos), espécie que vive comumente em alto mar do atlântico sul, entre a América e a África.
O registro foi feito pelo biólogo e ornitólogo Bruno Lima, pioneiro em observação de aves na cidade. Ele idealizou e criou a primeira expedição de Aves Pelágicas de Peruíbe, cujo roteiro teve inicio no Guaraú, que foi considerada um sucesso. “Foi muito importante termos realizado esta expedição, pois, além da riqueza de aves que temos em terra, agora podemos oferecer mais este roteiro”, falou ele.
Lima contou que a cidade de Peruíbe ainda não tinha o registro do Albatroz-de-nariz-amarelo e tentou descrever a emoção do momento da fotografia: “Foi inacreditável. Ele surgiu em meio à vastidão azul, planando sobre as ondas. Era o rei dos mares! Foi demais”.
A expedição contou com a presença de Marco Cruz, Cláudia Brasileiro, Fábio Manfredini, Douglas Bete e Guto Balieiro. O grupo avistou três exemplares do nariz-amarelo, além de Atobás, Gaivotas e Trinta-Reis.
Peruíbe tem se destacado no cenário nacional de birdwathing, como um local de grande potencial. No site wikiaves, encontra-se na 12ª posição do ranking nacional, com o registro de 399 espécies diferentes.
Apesar deste destaque, e da honrosa 12ª posição, a cidade registrou queda de oito posições no site, pois já figurou entre as quatro primeiras cidades do Brasil em anos anteriores, ficando atrás de Ubatuba/SP, Manaus/AM e Presidente Figueiredo/AM. 
Quem se interessou pelos passeios ou roteiros de pássaros de Peruíbe pode ligar para o Bruno, no telefone 13 99713-6462, ou mandar um e-mail para buolima@gmail.com.  

Texto e postagem: Márcio Ribeiro
Foto: Bruno Lima

Comentários