Pular para o conteúdo principal

Novela do transporte público municipal ganha novos capítulos

   O transporte público municipal de Peruíbe vive cenas dignas de novela. De um lado a prefeitura aponta falhas. Do outro, a Intersul se defende. Uma nova empresa foi contratada. E ainda tem as vans. Com tamanha bagunça coletiva, quem sofre mesmo é a população.
   A Prefeitura de Peruíbe cancelou o contrato com a Intersul no dia 10 de julho e uma nova empresa já opera na cidade. Para a antiga empresa de ônibus, não existe fundamento legal para reincidir o contrato. 

 
   A Prefeita Ana Preto disse, por meio de um release enviado aos jornais, que a população de Peruíbe não podia mais ficar refém de uma empresa que não respeita a população.
   “Tentamos diversas vezes um acordo com a empresa, aguardando que ela apresentasse o prometido Plano de Melhorias para o transporte, o que não ocorreu. Por este motivo, não restou outra alternativa, a não ser encerrar o contrato”, disse.
   A Intersul, por sua vez, argumenta que nunca foi notificada de problema algum e ainda desmentiu a prefeita, quando falou sobre o tal Plano de Melhorias.
   “Nós apresentamos este plano de transporte para a prefeitura e ela nunca respondeu. Ignorou completamente. Este plano ia melhorar muito o transporte aqui na cidade”, falou Ivan Lima, advogado da Intersul, em entrevista para a TV Tribuna.
   De acordo com o chefe de gabinete municipal, André Santana, a prefeitura tem sim diversas notificações e multas que foram aplicadas pela Secretaria de Trânsito.
“A idade da frota dos veículos, a manutenção das linhas dos itinerários e os horários não estavam sendo cumpridos, além dos pontos de ônibus que estão em estado lastimável”, falou ele.
   Para a Intersul, a prefeitura quer dar uma conotação de que a empresa opera mal. Disse que não existem provas de tais notificações e que eles não pretendem desistir de trabalhar na cidade. “A empresa vai lutar com unhas e dentes para que a prefeitura, especialmente a Sra. Prefeita, cumpra a parte dela”, falou o advogado.

 
   Com toda esta confusão, quem sofre mesmo é a população que fica no meio de um fogo cruzado. Até que se conheça os novos capítulos desta novela, os ônibus novos estão operando na cidade, apresentando os mesmos problemas da antiga empresa, como nos contam os passageiros.
   “Fiquei duas horas no ponto e não vi nenhum ônibus passar, tive que pegar uma van”, falou a dona de casa Maria de Lourdes.
   Outra reclamação veio da diarista Manoela de Gomes. “Fiquei espantada com as condições do ônibus que eu entrei. Credo! Ônibus velho” disse.
   Os novos ônibus começaram a circular nas primeiras horas da segunda-feira do dia 14, com um contrato emergencial. A empresa Transportadora Turística Estrela Maior vai operar por 180 dias ou até que a nova licitação seja concluída.
   Até o fechamento desta edição, não houve mudanças nos itinerários e o valor da passagem continua R$ 1,70.


Liminar da Intersul é indeferida e funcionários ficarão em nova empresa
 
   A novela continuou e a Intersul, empresa que operava o transporte coletivo em Peruíbe, teve indeferido o pedido de liminar para continuar operando na cidade.
   O que ficou resolvido até que venham novos capítulos é que a a Estrela Maior, contratada emergencialmente pela prefeitura, garantiu que irá absorver de 80% a 90% dos funcionários da Intersul.
   O contrato com a Estrela Maior tem duração de 180 dias, até que se encerre o processo licitatório para o transporte coletivo.
   A companhia iniciou suas operações na cidade dia 14 e, o contrato emergencial prevê ainda a disponibilidade de 18 ônibus circulares e dois rodoviários, que serão colocados à disposição da Associação dos Estudantes de Peruíbe (AEP) para transporte dos estudantes universitários.
   Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Betinho Simões, aproximadamente 70 trabalhadores, incluindo motoristas, cobradores e profissionais administrativos, poderão ser absorvidos pela nova empresa responsável pelo transporte público na cidade.
    "A Estrela Maior garantiu que irá contratar os empregados que serão desligados da Intersul. Os ônibus da Estrela Maior já estão circulando em Peruíbe com funcionários temporários. Assim que os motoristas e cobradores da Intersul tiverem seus contratos rescindidos, a nova empresa irá absorver essa mão de obra".
    Ainda segundo Betinho, somente os profissionais do setor administrativo deverão ser reaproveitados pela Intersul. "Caso eles também sejam desligados, a Estrela Maior também irá aproveitar estes funcionários", disse ao site www.atribuna.com.br.

Nota: Esta matéria foi publicada em julho na edição impressa do no Jornal BEM-TE-VI .

Textos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Divulgação da Assessoria de Imprensa


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Studio de Dança Cynhtia Rigo vai representar Peruíbe no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville é conhecido como o maior festival de dança do mundo, tanto é que foram  mais de 15 mil grupos inscritos, para apenas 300 serem selecionados. Dentro desses poucos grupos está o Studio de Dança Cynhtia Rigo que irá representar Peruíbe no festival.  Para quem não conhece, o Studio de Dança Cynthia Riggo foi fundado em fevereiro de 2004, sendo que sua base de estudos e pesquisas começaram em 1998 através de grupos de dança coordenados por sua fundadora.  Graças à dedicação de alunos e profissionais que passaram pelo Studio de Dança, eles conseguiram transformar o sonho em realidade, tornando assim, a escola de dança referência de Peruíbe. A Professora Cynthia Riggo , fundadora e atual diretora artística do Studio foi quem deu os primeiros passos para a realização desse projeto e sempre pode contar com a ajuda da sua família em qualquer aspecto relacionado a dança. " Desde a fundação, nos apresentamos em muitos eventos dentro e for...