Pular para o conteúdo principal

Novela do transporte público municipal ganha novos capítulos

   O transporte público municipal de Peruíbe vive cenas dignas de novela. De um lado a prefeitura aponta falhas. Do outro, a Intersul se defende. Uma nova empresa foi contratada. E ainda tem as vans. Com tamanha bagunça coletiva, quem sofre mesmo é a população.
   A Prefeitura de Peruíbe cancelou o contrato com a Intersul no dia 10 de julho e uma nova empresa já opera na cidade. Para a antiga empresa de ônibus, não existe fundamento legal para reincidir o contrato. 

 
   A Prefeita Ana Preto disse, por meio de um release enviado aos jornais, que a população de Peruíbe não podia mais ficar refém de uma empresa que não respeita a população.
   “Tentamos diversas vezes um acordo com a empresa, aguardando que ela apresentasse o prometido Plano de Melhorias para o transporte, o que não ocorreu. Por este motivo, não restou outra alternativa, a não ser encerrar o contrato”, disse.
   A Intersul, por sua vez, argumenta que nunca foi notificada de problema algum e ainda desmentiu a prefeita, quando falou sobre o tal Plano de Melhorias.
   “Nós apresentamos este plano de transporte para a prefeitura e ela nunca respondeu. Ignorou completamente. Este plano ia melhorar muito o transporte aqui na cidade”, falou Ivan Lima, advogado da Intersul, em entrevista para a TV Tribuna.
   De acordo com o chefe de gabinete municipal, André Santana, a prefeitura tem sim diversas notificações e multas que foram aplicadas pela Secretaria de Trânsito.
“A idade da frota dos veículos, a manutenção das linhas dos itinerários e os horários não estavam sendo cumpridos, além dos pontos de ônibus que estão em estado lastimável”, falou ele.
   Para a Intersul, a prefeitura quer dar uma conotação de que a empresa opera mal. Disse que não existem provas de tais notificações e que eles não pretendem desistir de trabalhar na cidade. “A empresa vai lutar com unhas e dentes para que a prefeitura, especialmente a Sra. Prefeita, cumpra a parte dela”, falou o advogado.

 
   Com toda esta confusão, quem sofre mesmo é a população que fica no meio de um fogo cruzado. Até que se conheça os novos capítulos desta novela, os ônibus novos estão operando na cidade, apresentando os mesmos problemas da antiga empresa, como nos contam os passageiros.
   “Fiquei duas horas no ponto e não vi nenhum ônibus passar, tive que pegar uma van”, falou a dona de casa Maria de Lourdes.
   Outra reclamação veio da diarista Manoela de Gomes. “Fiquei espantada com as condições do ônibus que eu entrei. Credo! Ônibus velho” disse.
   Os novos ônibus começaram a circular nas primeiras horas da segunda-feira do dia 14, com um contrato emergencial. A empresa Transportadora Turística Estrela Maior vai operar por 180 dias ou até que a nova licitação seja concluída.
   Até o fechamento desta edição, não houve mudanças nos itinerários e o valor da passagem continua R$ 1,70.


Liminar da Intersul é indeferida e funcionários ficarão em nova empresa
 
   A novela continuou e a Intersul, empresa que operava o transporte coletivo em Peruíbe, teve indeferido o pedido de liminar para continuar operando na cidade.
   O que ficou resolvido até que venham novos capítulos é que a a Estrela Maior, contratada emergencialmente pela prefeitura, garantiu que irá absorver de 80% a 90% dos funcionários da Intersul.
   O contrato com a Estrela Maior tem duração de 180 dias, até que se encerre o processo licitatório para o transporte coletivo.
   A companhia iniciou suas operações na cidade dia 14 e, o contrato emergencial prevê ainda a disponibilidade de 18 ônibus circulares e dois rodoviários, que serão colocados à disposição da Associação dos Estudantes de Peruíbe (AEP) para transporte dos estudantes universitários.
   Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Betinho Simões, aproximadamente 70 trabalhadores, incluindo motoristas, cobradores e profissionais administrativos, poderão ser absorvidos pela nova empresa responsável pelo transporte público na cidade.
    "A Estrela Maior garantiu que irá contratar os empregados que serão desligados da Intersul. Os ônibus da Estrela Maior já estão circulando em Peruíbe com funcionários temporários. Assim que os motoristas e cobradores da Intersul tiverem seus contratos rescindidos, a nova empresa irá absorver essa mão de obra".
    Ainda segundo Betinho, somente os profissionais do setor administrativo deverão ser reaproveitados pela Intersul. "Caso eles também sejam desligados, a Estrela Maior também irá aproveitar estes funcionários", disse ao site www.atribuna.com.br.

Nota: Esta matéria foi publicada em julho na edição impressa do no Jornal BEM-TE-VI .

Textos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Divulgação da Assessoria de Imprensa


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Feira do Produtor Rural fortalece agricultura familiar e transforma a vida de famílias em Peruíbe

Peruíbe, conhecida por suas praias e belezas naturais, também vem se destacando em outra frente: a agricultura familiar. Desde 2021, a Feira do Produtor, realizada todas às quartas-feiras na Praça Matriz, tem mudado a vida de pequenos agricultores e artesãos da cidade. São mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Peruíbe e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Além de um espaço permanente para comercialização, os produtores receberam capacitação pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em manejo, empreendedorismo, administração e finanças, garantindo qualidade nos produtos e sustentabilidade nos negócios. A Feira do Produtor Rural oferece desde hortaliças, frutas, mel, ovos caipiras, queijos e laticínios artesanais até peças de artesanato e produtos sustentáveis, incentivando a população e turistas a consumirem alimentos frescos, livres de agrotóxicos e produzidos no próprio município. Entre as histórias de transfo...

Neoenergia Elektro alerta para riscos no uso de extensões elétricas

A Neoenergia Elektro orienta seus clientes sobre o uso consciente das extensões elétricas e os riscos que o mau uso pode causar no dia a dia. Embora sejam práticas em situações pontuais, as extensões devem ser utilizadas apenas de forma temporária e com atenção redobrada. Quando utilizadas de maneira contínua ou sobrecarregadas, podem provocar sérios acidentes, como curtos-circuitos, choques elétricos ou até incêndios. O mal estado de conservação também pode levar a descargas elétricas fatais.   Antes de conectar qualquer equipamento a uma extensão, é fundamental observar se o fio está em bom estado, sem sinais de ressecamento, rachaduras ou aquecimento. O ideal é conferir também se os condutores internos estão adequados para suportar a carga elétrica dos aparelhos a serem conectados. O uso de muitos dispositivos em uma mesma extensão, especialmente os que consomem mais energia, pode gerar sobrecarga e comprometer a segurança da instalação. É importante evitar o uso de adaptadores ...